.
O Racionalismo Cristão, por ser uma filosofia espiritualista, divulga princípios universais para que sejam estudados e, após a necessária reflexão, colocados em prática, tornando os seres humanos espiritualmente independentes.
______________________________________________________________________________________

AO LEITOR

Após os meses de estudo, de todas as obras disponíveis na biblioteca virtual do Racionalismo Cristão, através da página www.racionalismocristao.org da Internet além de obras antigas publicadas, não mais editadas, emprestadas da biblioteca da Filial-Berço do Racionalismo Cristão de Santos-SP, surgiu o primeiro trabalho do autor, intitulado “Uma Leitura no Século 21 Sobre o Racionalismo Cristão”, uma espécie de resumo de tudo o que pôde ler até então, com o incremento de sugestões para a vida cotidiana, advindos da Escola Psicológica Transpessoal, e da neurolinguística.

Há algumas décadas, uma famosa escritora do Racionalismo Cristão, Maria Cottas, pronunciou através de seus escritos que, “na vida tudo passa”. Portanto, após o primeiro trabalho escrito pelo autor, comentado no parágrafo anterior, entendidos, mesmo que superficialmente, os motivos e situações que levaram o codificador Luiz de Mattos e também Luiz Alves Thomaz a chegar; conhecer e aceitarem as atividades realizadas no Centro Espírita Amor e Caridade de Santos-SP, em 1909, fundarem em seguida o Espiritismo Racional e Científico Cristão, hoje Racionalismo Cristão, sentia o autor, que ainda faltava algo.

As bases, os alicerces de tão bela Doutrina Filosófica; enfim, um trabalho que compilasse a História do Racionalismo Cristão! Trabalho este, que também possa ser entendido pelo leigo, que acaba de tomar conhecimento da Doutrina e que sinta a necessidade de compreendê-la de forma global, com linguajar acessível.

O pai do autor, Fernando Faria, foi um pesquisador dedicado, autor de alguns trabalhos, três deles publicados pelo Racionalismo Cristão. Para a execução dos mesmos, por já ser aposentado na época das pesquisas, conseguiu entre idas e vindas a São Paulo capital e Rio de Janeiro, exemplares bem antigos da Doutrina, de 1914 a 1924, há muito não publicados, que aos poucos, acabaram chegando até este, que vos escreve.

Fragmentos de tão bela história estão contidos, um pouco aqui e acolá nestes pouco mais de meia dúzia de livros antigos, bem como, Comunicações Doutrinárias e Atas das Reuniões de Diretoria, possibilitaram um conhecimento mais adequado a este estudioso, a cerca das origens do Racionalismo Cristão.

Na medida em que procedia diariamente as leituras desta documentação, ao som das belíssimas canções tocadas na nossa rádio, www.radioarazão.com.br e se emocionava verdadeira e profundamente com as descobertas, as dificuldades pelas quais passaram no início, as biografias, coisa difícil e tão evitada por nós homens, o autor foi encontrando aquele algo mais e se sentindo cada vez mais inserido neste time de batalhadores.

Das curiosidades inerentes a todo estudante, ao esclarecimento de alguns pontos que instigam o ser durante qualquer processo de aprendizado, das dificuldades naturais encontradas pelas pessoas que residem longe da Biblioteca Luiz de Mattos, na Casa-Chefe do Rio de Janeiro, sentiu o autor a necessidade de compilar tais informações neste trabalho.

Assim como da primeira vez, o autor espera poder ver este, também publicado e/ou inserido na página da Biblioteca Virtual do Racionalismo Cristão, para que o maior número de pessoas possa ter contato, facilitando o processo de estudos e entendimento das propostas iniciais de Luiz de Mattos e seus seguidores.